sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Liderança brasileira na agropecuária

A produção agropecuária tem como objetivo destinar seus produtos, tais como grãos, frutas, verduras e também carne, leite, ovos dentre outros, para abastecer o mercado interno e especialmente o mercado externo. Sem contar as matérias-primas.


São vários os fatores que favoreceram o acelerado crescimento desse tipo de produção no Brasil, dentre os principais estão:
  • Grande população com perspectivas de mercado interno, generosa oferta de áreas propícias ao desenvolvimento de tais atividades e o processo de modernização e mecanização da produção rural.
  • Irregularidades da superfície favoráveis à ocupação rural e a boa fertilidade em grande parte do território.
  • A configuração climática foi determinante para a consolidação de culturas tropicais e criação de animais, uma vez que as temperaturas são altas durante todo o ano em grande parte do território.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O que são transgênicos?

Transgênicos são organismos que foram geneticamente modificados. São aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético,  com essa tecnologia é possível inserir genes de vírus ou bactérias no milho.
A transgênia no mundo vem aumentando cada vez mais, para se ter ideia cerca de 85% da soja e 37% do milho produzido no mundo são transgênicos.




Agronegócio no Brasil

Agronegócio ou Agribusiness é toda empresa, toda propriedade agrícola que trabalha com o intuito de por produto no mercado. Todo produtor é importante para a economia. É o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico.

O agronegócio é muito importante para a economia do Brasil, ele é responsável por 30% do PIB, 37% dos empregos e 43% das exportações. E esses números só tende a aumentar cada vez mais, o agronegócio está expandindo.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sobre o Sorgo

O sorgo é uma planta utilizada para substituir o milho que tem qualidades nutritivas parecidas com as do milho. Tem origem da África. Os grãos do sorgo são úteis na produção de farinha para panificação, amido industrial e álcool e como forragem ou cobertura de solo. Na Embrapa existem 5 tipos de sorgo.

Sobre o Milho

A Embrapa estuda e trabalha de modo a melhorar a qualidade e produção do milho. Já existem mais de 400 variedades de milho que podem ser comercializados. Na Embrapa são estudados 4.000 tipos de milho. 
Trabalham também de modo a adaptar os cultivares as características de cada região do Brasil. A maioria do milho produzido hoje no Brasil é transgênico, cerca de 73%.
As espigas são maiores, com mais grãos e de melhor qualidade. Os cultivares são de alto valor protéico(QPM).
O milho é o produto mais produzido no mundo. Maiores produtores : EUA, China e Brasil.


 Praga do Milho : Lagarta Cartucho, já é controlada no milho transgênico.

Núcleos de Pesquisa

As pesquisas e desenvolvimento da Embrapa são divididas em 5 núcleos, que no final trabalham integrados.
Núcleo de Recursos Genéticos e Desenvolvimento de Cultivares -  tem o objetivo de criar técnicas para aumentar a produção de milho e sorgo de maneira sustentável, sem o uso excessivo de agrotóxicos que é um dos problemas do agronegócio no Brasil, muitos produtores usam os agrotóxicos sem necessidade.
Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas de Produção - tem a missão de adaptar os sistemas de produção as alterações no cenário da agricultura brasileira, como a distribuição espacial, temporal e as finalidades de uso.
Núcleo de Pesquisa em Fitossanidade - tem a missão de controlar doenças e pragas que atacam as plantações de milho e sorgo.
Núcleo de Biologia Aplicada -  através da engenharia genética, estuda como melhorar geneticamente o milho e o sorgo, criação dos transgênicos.
Núcleo de Água, Solo e Sustentabilidade Ambiental - tem a missão de conscientizar os produtores a fazer o uso racional e conservar recursos naturais, como uso do plantio direto que protege o solo, diminui a erosão, aumenta a matéria orgânica.



terça-feira, 18 de setembro de 2012

O que é a Embrapa?

 A Embrapa Milho e Sorgo é uma empresa do governo, criada em 1976 em uma antiga fazenda do governo que tem cerca de 1.933 hectares, que trabalha integrada com outras empresas. Uma de suas funções é desenvolver tecnologias que ajudem os produtores. 
 A Embrapa tem sede em Brasília e há 47 centros por todo o país, entre eles a Embrapa Milho e Sorgo situada em Sete Lagoas. Há os centros temáticos que trabalham com temas relacionados a agricultura e ecorregionais, atuando em determinados biomas que devem se adaptar a eles, como exemplo, a Embrapa Pantanal. 

 A Embrapa realiza pesquisas e desenvolve produtos para serem repassados aos produtores, fazendo contrato com empresas. Tem como objetivo melhorar o agronegócio no Brasil, ajudar as empresas a produzirem mais e de maneira melhor, obtendo sucesso mútuo entre elas.

Seus objetivos são ajudar os produtores a:
  • vencer obstáculos da natureza;
  • aumentar a quantidade de alimentos;
  • produzir alimentos o ano inteiro;
  • combater pragas e doenças sem usar muito agrotóxico;
  • produzir alimentos preservando o meio ambiente;
  • diminuir o desequilíbrio do sistema produtivo brasileiro.
Há um desequilíbrio no sistema produtivo brasileiro e a missão da Embrapa é diminuir esse desequilíbrio. É preciso equilibrar três vertentes : ambiental x social x financeiro.

Conhecendo a Embrapa Milho e Sorgo

No dia 04 de setembro tivemos o prazer de ir até o município de Sete Lagoas com a finalidade de conhecer um dos centros da Embrapa, a Embrapa Milho e Sorgo. Todos nós, membros do grupo, não sabíamos do que se tratava essa empresa. 
                                                                                 


 Ao chegar ao local de destino, fomos recebidos pelo guia Sílvio e logo em seguida assistimos a uma palestra interessantíssima na qual ficamos conhecendo mais sobre a empresa, do que se tratava e quais suas funções. Também conhecemos mais sobre milho e sorgo, sobre o papel do Brasil na agropecuária e a importância do agronegócio para o nosso país. Logo após fomos conhecer o espaço da Embrapa, as lavouras e as produções.

 Nesse blog iremos dividir com vocês as experiências que tivemos e o que aprendemos nessa excursão. Espero que gostem e que possamos passar esse novo conhecimento a vocês.

O grupo agradece, sejam bem-vindos!